Projetos
Análise



Análise
O Análise é o aplicativo desenvolvido pela Reason Tecnologia e licenciado para a Idea Soft Informática para a visualização gráfica, manipulação e análise de registros oscilográficos, seja em formato proprietário proveniente dos Registradores de Perturbações (RPIV-R4) e Registradores de Qualidade de Energia (RQE-II) Reason ou em formato padrão IEEE-COMTRADE (Common Format for Transient Data Exchange) IEEE C37.111-1991, 1996, 1999 e 2013.
Sua ampla gama de funcionalidades inclui ferramentas para visualização precisa dos dados, tais como diversos modos de manipulação de zoom e posicionamento de cursores, agrupamento de registros de diferentes grandezas em um mesmo gráfico, apresentação de múltiplas curvas em uma mesma janela e inclusão e exclusão de curvas em uma mesma visualização.
As várias rotinas de cálculo implementadas permitem realizar, além das operações básicas entre sinais como soma, subtração, divisão, multiplicação e cálculos de valores eficazes e médios, operações avançadas para análise efetiva das formas de onda adquiridas, tais como histogramas, visualização fasorial, localização de defeitos e gráfico de impedâncias.
Podem ser calculados também os valores de potências mono e trifásicas e feitas a decomposição dos sinais em componentes harmônicos e em componentes de seqüência positiva, negativa e zero.
Este aplicativo pode ser baixado gratuitamente aqui (link para github)
LIEA



LIEA
Nossa equipe projetou ou participou do projeto de alguns dos softwares de coleta de oscilografia do Brasil : Gercom, Projeto Vital (Chesf), Projeto SICAR (CTEEP). Em 2021 a equipe se reuniu novamente e em 2022 lançamos o projeto LIEA.
Com o princípio de que o software tem que se adaptar ao cliente e não o contrário, fizemos uma solução altamente customizável, integração automática com ONS-SPERT para atender ao Submodulo 7.10 do procedimento de rede.
É uma solução totalmente customizável, aceitando várias arquiteturas de rede, vários modelos e fabricantes de relés e RDPs e com baixo custo.
P&D Drones - TBE

P&D Drones - TBE
O projeto Drones visa desenvolver uma nova classe de veículo aéreo autônomo, possibilitando uma ferramenta com maior agilidade e menor custo de operação e com capacidade para adquirir dados de inspeção visual e termográfica em linhas de transmissão e distribuição da rede elétrica.
Atualmente, a inspeção de linhas de transmissão é realizada de forma aérea através de helicópteros, fazendo com que o custo desta categoria de inspeção seja muito alto. A inspeção de linhas de transmissão são geralmente realizadas por equipes que percorrem as linhas, tendo como dificuldades principais o acesso, tempo de vistoria e qualidade duvidosa na inspeção das estruturas. Soluções alternativas são através de veículos autônomos não tripulados (VANT).
O projeto foi coordenado pelo INESC P&D Brasil e tem a participação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui financiamento de um conjunto de empresas que formam a TBE – Transmissoras Brasileiras de Energia, no ambiente de pesquisa regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica do Brasil (P&D ANEEL).
Coube a Idea Soft participar como pesquisador e ajudar na criação de softwares para o projeto, na classificação e geração automática de relatórios de inspeção.
P&D QEE - TBE

P&D QEE - TBE
Este é um projeto Desenvolvimento de um sistema de monitoramento de qualidade de energia e tomada de decisões em linhas de transmissão. O objetivo da iniciativa foi desenvolver e implementar, em duas subestações de 230 kV, de um protótipo de sistema de monitoramento on-line da qualidade da energia elétrica, capaz de auxiliar a gestão de ativos em redes elétricas de transmissão.
O projeto foi coordenado pelo INESC P&D Brasil e teve a participação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui financiamento de um conjunto de empresas que formam a TBE – Transmissoras Brasileiras de Energia, no ambiente de pesquisa regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica do Brasil (P&D ANEEL).
Coube a Idea Soft como pesquisador na forma de consultor técnico ajudando a equipe de desenvolvimento nos caminhos a serem seguidos para a viabilidade operacional do projeto.
P&D TECCON2 - TBE

P&D TECCON2 - TBE
O projeto intitulado “Tecnologia para Redes Inteligentes de Energia – TECCON 2” tem como objetivo aumentar a eficiência, confiabilidade e segurança das linhas de transmissão utilizando sistemas sensores baseados em fibra ótica. Para tanto, tem como objetivo o desenvolvimento a nível de cabeça de série de um isolador polimérico com classe de isolamento de 230 kV, instrumentado com tecnologia sensora em fibra óptica. Adicionalmente, será desenvolvido um sistema de supervisão baseado em modelos de inteligência computacional para leitura e processamento dos dados. O sistema constitui uma solução inovadora para a monitorização em tempo real de linhas de transmissão.
Dada a dimensão do desafio, foi necessária a união de diversas entidades de pesquisa parceiras em uma equipe altamente multidisciplinar. São desenvolvidos no projeto conceitos que tangem fotônica, instrumentação, comunicações, computação, sistemas de potência, alta tensão e gestão de inovação. Assim, ao total, oito entidades parceiras estão envolvidas no Projeto: Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Federal de Itajubá, Universidade Estadual de Campinas, INESC TEC e INESC P&D Brasil (entidade coordenadora). O TECCON II foi financiado pela Transmissora Brasileira de Energia (TBE), enquadrado no programa de P&D da empresa.
Coube a Idea Soft como pesquisador na forma de consultor técnico ajudando a equipe de desenvolvimento nos caminhos a serem seguidos para a viabilidade operacional do projeto.
P&D SMART CEB

P&D SMART CEB
Este é um projeto para o desenvolvimento de um Framework para Cidades Inteligentes através de Smart Meters Modulares integrados às Redes de Distribuição e Iluminação Utilizando a Tecnologia 5G.
A ideia da CEB foi provocar projetos com ênfase em tecnologias inovadores, como a aplicação de tecnologia de redes 5G, aproveitando a capilaridade da rede de Iluminação Pública voltadas às novas aplicações de IoT (Internet das Coisas).
A Idea Soft participou como co-executora em parceria com a UFJF.
info@documentta.com.br